Olhar com Olhos de Ver
Desafio 1 Foto, 1 Texto - #7
O olhar dos outros pode mesmo ser um desafio. Parei para pensar na força do olhar dos outros... do olhar dos outros sobre nós... na forma como sentimos esse olhar... porque o olhar dos outros está significativamente diferente. E falo do olhar, porque não posso sequer falar de ver... de como esse olhar vê... porque não vê... não consegue ver... talvez nem queira ver.
Dizem que "os olhos são o espelho da alma" mas se assim for, corremos o risco de estar a caminhar a passos largos para uma sociedade de "almas cegas". Não de cegueira congénita, mas de uma cegueira de quem se deixa cegar.
Afinal de contas, quem de nós já não se sentiu pequeno, insignificante ou mesmo "nada" ante um olhar cativado por tantos adjetivos mas que por aqui retrato simplesmente como "altivo". Um olhar de quem tudo sabe (ou julga saber) e logo por isso impermeável a tudo... mesmo tudo.
Deve ser minha, a triste sorte, mas encontro cada vez mais destes olhares. Desde os vizinhos e amigos, ao café e deste ao escritório, ao balcão de uma qualquer loja ou serviço ou até no gabinete do médico... Onde antes haviam olhos que "viam", hoje só encontro olhos que "olham"... com desfaçatez, (às vezes até me parece que com desprezo) de tão imbuídos que estão de um "novo riquismo" onde não cabem visões ingénuas, humildes ou de compaixão por alguém. São olhos totalmente treinados e rendidos à perfeição patente nas redes sociais e desde logo, olhos seletivos. Olhos que só olham para o que lhes interessa. Olhos de quem tem mais olhos que barriga.
E veja-se do que estes olhos são capazes (ou não) quando se encontram com os olhos das idades franja do ser humano. Refiro-me aos mais experientes, com os olhos carregados da humildade de uma vida de trabalho que tanto contribuiu para que estes olhos de hoje possam assim "olhar". E depois há também os olhos de quem aqui chegou à pouco e que ainda tem os olhos carregados de ingenuidade e doçura.
Aos primeiros resta-lhes fecharem os olhos sob o olhar de quem, tantas vezes, já os não quer sequer ver. Aos mais novos, fica a esperança de que abram os olhos e vejam... vejam mais e melhor... vejam com "olhos de ver".
Participação no "Desafio 1 foto, 1 texto" em resposta à Isabel Silva do blog "pessoas e coisas da vida".