Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Green Ideas

Green Ideas

Um olhar sobre o Sorraia (em Benavente)

27.06.24 | Ana D.

jun_rio sorraia_1.jpg

Hoje venho dar-vos a conhecer o Rio Sorraia através de algumas fotos tiradas na Zona Riberinha de Benavente, um local muito aprazível, onde se pode passear e desfrutar da natureza. Local escolhido por muitos para a prática de diversos desportos, desde a caminhada ao ciclismo, é também um local de excelência para a leitura ou simplesmente para contemplar a paisagem ribatejana mais pura.

O Rio Sorraia nasce da confluência das ribeiras da Raia e de Sor, junto à vila do Couço e só aí, ganha estatuto de rio. É um rio de planície com cerca de 155 km de comprimento e com uma bacia hidrográfica que cobre 7730km2, o que corresponde a cerca de 8,3% do território nacional.

Ao longo do seu curso passa nas vilas de Coruche e Benavente e na cidade de Samora Correia, desaguando na Ponta d’ Erva, em plena Reserva Natural do Estuário do Tejo.

Sendo um rio de águas navegáveis, constituía, até meados do século XX, uma importantíssima via de tráfego de pessoas e mercadorias, permitindo escoar entre outros produtos, os cereais, a madeira e a cortiça produzidos no Alto Alentejo e Ribatejo e tendo também alguma importância em termos da atividade piscatória que se mantém.

Atualmente é essencialmente um rio de rega, já que a várzea do Sorraia é intensivamente explorada para a produção de arroz, aproveitando as excecionais características dos solos e a rede de valas, valados e canais que a cruzam e a transformaram num dos terrenos de maior fertilidade do país.

jun_rio sorraia_2.jpg

jun_rio sorraia_3.jpg

jun_rio sorraia_4.jpg

jun_rio sorraia_5.jpg

jun_rio sorraia_6.jpg

jun_rio sorraia_7.jpg

jun_rio sorraia_8.jpgVisitem o Ribatejo!

22 comentários

Comentar post