Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Green Ideas

Green Ideas

Sugestão de Cinema: Assassinos da Lua das Flores

07.11.23 | Ana D.

nov_Assassino da Lua das Flores.jpg

Hoje deixo-vos uma sugestão de cinema. Trata-se de “Assassinos da Lua das Flores”.

O filme baseia-se numa história verídica e é inspirado no livro do homónimo do escritor David Grann que retrata a traição dos índios Osage, perpetrada pela ganância branca através de uma série de assassinatos, com o intuito de retirar aos Osage a propriedade das maiores jazidas de petróleo dos Estados Unidos.

O filme é do consagrado Martin Scorsese e conta com a excelência de atores como Robert de Niro e Leonardo Di Caprio. Acho que é um filme a não perder!

À laia de enquadramento histórico partilho que na década de 1870, os índios Osage foram expulsos das suas terras no Kansas e foram levados para uma reserva desprovida de valor. Porém, passadas algumas décadas, descobriu-se que no local se encontravam as mais vastas jazidas de petróleo dos Estados Unidos.

Para a obtenção desse petróleo, os prospetores tinham de pagar rendas e direitos de exploração aos Osage. Os dividendos trimestrais para a extração de crude chegaram a atingir milhares de dólares em benefício dos índios. De acordo com a imprensa norte-americana da época, no início dos anos 1920, os membros da tribo acumulavam coletivamente milhões e milhões de dólares sendo considerados o povo mais rico per capita do mundo.

Todavia, essa situação incomodava o Congresso norte-americano, que impôs uma série de medidas para restringir os gastos financeiros dos índios proprietários das jazidas de petróleo e incomodava também alguns homens brancos da região, que por ganância orquestraram esquemas para roubar e assassinar os Osage e ficar com o dinheiro deles, já que os direitos de exploração dos recursos da reserva só podiam ser transferidos por herança.

O massacre dos Osage era levado a cabo com ajuda das próprias autoridades. A rede incluía médicos, funcionários de funerárias, jornalistas e agentes da lei que organizavam o envenenamento dos Osage e encobriam os crimes, contando com a omissão da imprensa e das autoridades.

Só em março de 1923, após um pedido do conselho tribal dos Osage ao Governo Federal, é que foram enviados detetives para ajudar a investigar os casos. Essa investigação foi levada a cabo por J. Edgar Hoover, diretor do Escritório de Investigações do Departamento de Justiça, mas o processo prolongou-se durante vários anos, graças à preseverança de Hoover. Este escritório foi aliás a origem do FBI, que hoje todos conhecemos.

E mais não conto, para não estragar a ida ao cinema! Vão ver e depois passem por aqui para contar o que acharam! 

Veja aqui o trailer

16 comentários

Comentar post