"Quatro desafios de Escrita!", o livro do José da Xã
Tal como outros blogers do Sapo Blogs, também eu fui presenteada com o livro "Quatro desafios de escrita!" escrito pelo José da Xã, deixando-me extremamente grata e lisonjeada com a sua ação. Não é de todo a primeira vez que por aqui escrevo, que este charco me deu e dá, muito mais do que alguma vez pude imaginar, quando pensei em criar o meu blog e o privilégio de conhecer o José ou de ler o seu livro é disso mesmo, um bom exemplo.
O livro é uma compilação das respostas do José a alguns desafios que por aqui foram surgindo e no meu caso, que sou ainda relativamente nova nestas andanças, foi a primeira leitura de três desses desafios, já que apenas acompanhei o "Desafio dos Quadros".
Li o livro durante um fim de semana e adorei! Uma leitura muito praseirosa de um livro ímpar pela forma como é construído, já que com a sua imensa criatividade, o José consegue criar continuidade entre os diferentes motes, dando-lhes enredo e transformando-os em contos.
Não consigo escolher um como preferido. Guardei na memória, todas as personagens sem exceção, pois todas me deixaram alguma coisa...
O Malquíades lembrou-me que "a coragem nasce connosco... os medos são aprendidos" e são tantos os medos que aprendemos com a vida.
Do Elizário, guardo a doçura e bondade da escrita, onde muito revejo a personalidade do José e a alusão ao elogio fúnebre da personagem, que passo a citar "Aqui dorme para sempre Elizário Mota. Nasceu pobre e morreu rico, mas sem sequer ter um tostão." que denota a imensidão dos verdadeiros valores da vida, bem patentes também ao longo do conto.
Do Valdemar, retive uma vez mais, o quanto gosto de ler o José quando se dedica ao estilo do romance policial.
Por tudo isto, José, quero dizer-te que me diverti mesmo muito na leitura do teu livro e que fico à espera do próximo! Não precisas de mo oferecer, porque eu pagarei para te ler com todo o gosto!
Bem haja, José!