Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Green Ideas

Green Ideas

Dia Mundial dos Oceanos

8 de junho de 2022

08.06.22 | Ana D.

jun_oceanos.jpg

Hoje celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos.

A celebração dos oceanos teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade brasileira do Rio de Janeiro em 1992. Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos, tornando a data oficial.

Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e por meio da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera, têm um papel determinante nas condições climatéricas do planeta. Por outro lado, os oceanos são o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia, oxigénio e múltiplos recursos aos seres humanos. Os oceanos são ainda o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas.

A importância dos oceanos para a preservação das espécies e da biosfera é um dos aspetos destacados pelas Nações Unidas, que escolhe todos os anos um tema central para o debate de novas ideias e projetos de preservação e proteção dos oceanos.

Os eventos deste dia podem ser conhecidos no site World Oceans Day.


2 comentários

  • Imagem de perfil

    Ana D.

    08.06.22

    É mútuo querida Romi! Todos aprendemos com todos!
    Tem um bom dia!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.