Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Green Ideas

Green Ideas

Christmas Blues, um Conto de Natal

Desafio Os Nossos Contos de Natal - 2022

16.12.22 | Ana D.

dez_christmas blues.jpg

O Natal é um ritual de família e de reencontro, de união e comunhão, de amor. É isso que torna esta época feliz e especial. Mas estas razões não eram suficientes para fazer com que Mónica se sentisse bem nesta época do ano. Bem pelo contrário! Para Mónica este era um dos momentos mais difíceis do ano.
Sempre que as páginas das revistas e os anúncios na televisão se enchiam de famílias felizes debaixo do pinheiro e os amigos extravasavam todo o entusiasmo com a perspectiva da reunião familiar, toda a felicidade dos outros parecia servir apenas para aumentar a sua angústia.
Para Mónica, a quadra que geralmente representa alegria, trazia-lhe sentimentos de tristeza, desilusão, frustração e solidão.
Podia até pensar-se que Mónica teria razões particulares para se sentir triste nesta altura do ano, mas não. Pertencia a uma família tradicional onde o amor não faltava, não tinha perdido nenhum ente querido, tinha uma situação económica confortável, mas todos os anos era a mesma coisa. À medida que o Natal se aproximava, Mónica era tomada pela nostalgia. Sentia-se cansada, apagava-se e isolava-se porque não lhe apetecia estar com as pessoas.
Mónica sentia-se ainda mais desconcertada pois pensava naqueles que tudo o que queriam era poder festejar o Natal, mas que eram esquecidos. E Mónica sabia serem muitas as pessoas nessa situação, já que a solidão é um problema cada vez mais premente num país envelhecido e onde em resultado da globalização, tantos têm os seus entes queridos emigrados.
Passou, por isso, a tirar férias em dezembro e fugia. Procurava destinos longínquos e fugia do Natal para só regressar em janeiro, quando finalmente se sentia mais aliviada. Era como se a cada janeiro, se virasse a página.
A dada altura da vida, Mónica decidiu mesmo procurar ajuda médica especializada e por isso ficou a saber que estes eram os sinais do Christmas blues, uma patologia caracterizada pela tristeza sazonal por altura do Natal. Apesar dos sintomas serem semelhantes à depressão, Mónica sabia que não estava deprimida, porque o Christmas blues é passageiro. É verdade. Passada a época festiva e com o retomar das suas rotinas habituais, estes sentimentos desvaneciam-se e a vida de Mónica voltava ao normal.
Mónica fugiu do Natal durante quatro anos, mas os sentimentos que o Natal lhe provocava iam sempre com ela.
Um dia, cansada desta situação e ciente de que teria de viver com essa realidade decidiu que se não gostava e não queria viver o Natal, teria de encontrar uma solução que pelo menos atenuasse os seus sentimentos. Entendeu por isso que talvez a solução pudesse passar por centrar-se mais nos outros do que em si própria e nos seus sentimentos e foi assim que decidiu “dar” o seu Natal aos outros.
A partir desse ano, sempre que chegava a quadra natalícia e apesar das dificuldades que o seu estado de espírito lhe trazia, encarava o Natal como um desafio e por isso visitava pessoas que sabia viverem estes dias em solidão, para lhes “dar” o seu Natal, aquele Natal que ela não conseguia desfrutar, mas que fazia bem a tantos outros.




Resposta ao Desafio "Os Nossos Contos de Natal - 2022" proposto pela Isabel do blog "Pessoas e Coisas da Vida" a quem agradeço! 

 

26 comentários

Comentar post